SDPLViseu
Ritual Romano da Bênção das crianças
 
RITOS INICIAIS

Reunida a comunidade dos fiéis o Ministro diz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem: Amen.

Ministro: A graça e a paz de Deus nosso Pai e de seu Filho, Jesus Cristo, que manifestou o seu amor às crianças, esteja convosco.

Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Ministro: O Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, ao vir ao mundo, assumiu a condição de criança, que ia crescendo em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Mais tarde acolhia benignamente as crianças e abençoava-as, exaltando a sua dignidade, e, mais ainda, apresentando-as como exemplo àqueles que procuram sinceramente o reino dos Céus. Bem sabemos que as crianças precisam da ajuda dos adultos para o desenvolvimento das suas qualidades naturais - faculdades morais, intelectuais e físicas - a fim de atingirem de modo mais perfeito a maturidade humana e cristã. Por isso, invoquemos para elas a bênção divina, para que nós mesmos cuidemos com diligência da sua formação e elas recebam de bom grado a instrução devida.

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

Leitor: Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São Marcos Mc 10, 13-36

Apresentaram a Jesus umas crianças, para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-se e disse: "Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis; dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele". E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas.

Salmo 99(100), 2-5

Nós somos o povo de Deus, as ovelhas do seu rebanho.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo.

 

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho.

 

Entrai pelas suas portas, dando graças,
penetrai em seus átrios com hinos de louvor,
glorificai-O, bendizei o seu nome.

 

Porque o Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração.

 

 

PRECES

Ministro: Invoquemos a Jesus Cristo Nosso Senhor, que a todos os que O querem seguir propôs a simpliciodade e docilidade das crianças como condição para entrar no reino dos Céus. Supliquemos com humilde confianças:

Ensinai-nos, Senhor, a receber-Vos na pessoa das crianças.

Senhor Jesus Cristo, que, nascido da Virgem Santa Maria, santificastes a vida da infância, fazei que estas crianças, seguindo o vosso exemplo, cresçam em idade, sabedoria e graça.

Senhor Jesus Cristo, que, por meio dos pais e da Igreja, mostrais às crianças a suavidade do vosso amor, fazei que todos aqueles a quem elas são confiadas trabalhem com dedicação para o seu desenvolvimento.

Senhor Jesus Cristo, que, pelo Baptismo, nos fizestes renascer para uma nova infância e nos abristes as portas da casa do vosso Pai, fazei que Vos sigamos com humilde submissão para onde nos quiseres guiar.

Senhor Jesus Cristo, que, sendo criança, sofrestes a perseguição e o exílio, concedei que as crianças oprimidas pela maldade dos homens e dos tempos, em Vós encontrem ajuda e protecção.

ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

Ministro: Senhor nosso Deus, que da boca das crianças recebestes o louvor do vosso nome, olhai benignamente para estas crianças que a fé da Igreja recomomenda à vossa imensa piedade; e assim como o vosso Filho, nascido da Virgem Maria, recebia de boa vontade as crianças, as abençoava e abraçava e as propunha a todos como exemplo a imitar, assim também, Pai santo, derramai sobre elas a vossa bênção, para que, à medida que vão crescendo, por meio da sã convivência com as pessoas maiores e com a assistência do Espírito Santo, se tornem testemunhas de Cristo no mundo e sejam mensageiras e defensoras da fé que professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amen.

O Ministro pode aspergir com água benta as crianças, dizendo conforme as circunstâncias: Esta água nos recorde o nosso Baptismo em Cristo, que nos remiu com sua morte e ressurreição.

Todos: Amen.

CONCLUSÃO

Ministro: Nosso Senhor Jesus Cristo, que tanto amou as crianças, vos abençoe e vos guarde no seu amor.

Todos: Amen.